28 junho 2005

Another [I. Pedrosa] clone?

Caro Groucho,
Em S. Pedro do Sul, presumo, o que muito nos favorece já que as colónias termais cá da terra são um dos poucos dados de civilização de que nos podemos fazer valer. De resto, a barbárie espreita (espreita-nos) por todo o lado. Assim fossem tão bem comportadas as fronteiras entre civilização e barbárie - recorde-se do adágio de Benjamin: não há registo de civilização que não seja em simultâneo um registo de barbárie (parafraseando de memória).
Nunca foram tão bárbaros os civilizados cá do burgo, tão sem cerimónia, tão sem reserva ou comedimento (admiráveis virtudes burguesas, pois). Veja você, p.ex., que, por um destes dias (no prazenteiro fim-de-semana passado), abri a televisão e fui desfiando canais: no primeiro estava a magnífica Inês Pedrosa a perorar, no segundo estava a magnífica Inês Pedrosa a perorar, no terceiro estava a magnífica Inês Pedrosa a perorar, no quarto idem, etc., até ao infinito de uma série que só por obsolescência tecnológica não consegui captar.
Memorável o depoimento sobre a ecologia: quem lhe ensinou a fechar as torneiras lá em casa foi a filha infante (veja como são os intelectuais), a "natureza" não a seduz, nunca a seduziu, a não ser que seja "natureza humana", essa sim, dessa tudo diz, tudo pode dizer.
Igualmente memorável (em que canal?) o depoimento sobre uma peça de teatro à volta de uma grávida em monólogo: assinalei o seu rebarbativo entusiasmo pela tal da natureza humana, suas hesitações, antecipações, depressões.
Depois deixei de ouvir.
O que me fascinou, ou melhor, intrigou, é que a senhora Pedrosa estava a falar em todos os canais e, veja bem, em directo! Ou seja, para cenário de horror, nem o Edgar A. Poe faria melhor com a sua atracção fatal e oitocentista por duplos. Sabe, meu caro Groucho, o gótico está em todo o lado. Dir-se-ia que estamos perante um exemplo empiricamente denso do que chamaria de "A idade da Reprodução Clónica". Recorde-se da sua fraternal e extraordinária amiga performer, Laurie Anderson, "Another [I. Pedrosa] clone?".
Termais cumprimentos e bom regresso.