12 julho 2005

Reconstrução, 1

- Então, mais conformado com o desaparecimento do seu manuscrito, Groucho?
- Nem me fale disso! Nunca imaginei, depois de tanta ética nos bastidores…Mas já estou por tudo…
- Imagine que eram notas do programa de reconstrução do Iraque?
- Como assim?
- Vou só dar-lhe uma pequena ideia. Imagine, por exemplo, 1,5 biliões de dólares em notas a serem entregues pela Autoridade Provisória da Coligação, em Erbil, a 12 de Abril de 2004, a um intermediário local. O dinheiro, em notas de 100 dólares, empacotado em várias paletes, enche três helicópteros Blackhawk.
- E de onde vinha essa massa toda?
- Da venda de petróleo iraquiano, ao abrigo do programa das Nações Unidas “Petróleo por Alimentos”. O Conselho de Segurança atribuiu esse dinheiro ao Governo americano para ser gasto em benefício do povo iraquiano.
- Não me vai dizer que esse dinheiro desapareceu?
- Não, não desapareceu todo de uma vez, se é a isso que se refere.
- Então não vejo onde está a analogia.
- Tenha calma que já lá chego.
- Estou a ver que também é dos que dá voltas e voltas para chegar ao busílis da questão. Temos falado pouco, mas nisso vejo que não está nada desacompanhado por estas bandas. A verborreia que eu tenho aturado neste último mês…
- Olhe que um manuscrito de 500 páginas….
- Não estou a ver aonde quer chegar…
- Acompanhe-me, acompanhe-me, e vai ver que o assunto é muito instrutivo.