22 agosto 2005

Ralenti

— Desenfreados.
— Desenfreados?
— Sim. Não me diga que não deu conta do que se passou ontem?
— Ontem não estive cá, Groucho.
— O que é estar cá para si?
— Já começa…
— Mas já começa o quê?
— A dificuldade de comunicação. Não seja sonso.
— O Sr. continua intratável.
— O que quer que diga a uma pergunta daquelas?
— Mas o que tem a pergunta?
— É uma pergunta absurda. Mais do que isso, é uma pergunta infundadora. Susceptível de lançar a confusão.
— Está a reagir como se eu quisesse confundi-lo. Mas isso resulta de lhe atribuir uma intenção que a pergunta manifestamente não tem. A sua hostilidade está sempre deslocada.
— Mas que hostilidade, Groucho?
— Eu não disse!? Oiça bem o tom dessa pergunta.
— O tom? Mas que tom, porra?
— Esse tom de T-shirt e chinelas.
— Não percebo.
— Pois, é o que eu lhe digo: não esteve cá ontem, como é que há-de perceber? A acção avançou muito, Sr. Portela, muitíssimo mesmo. Quase me fez lembrar o 12 de Julho.
— O 12 de Julho?
— Sim, quando os posts rolaram na relva uns atrás dos outros, em dribles felizes.
— Rolaram na relva em dribles felizes?
— Sim, o De Man havia de gostar desta. Tenho de apontá-la no caderninho para o próximo programa.
— Para o próximo programa? Desculpe-me, Groucho, e não me interprete mal, mas acho, sinceramente, que o Sr. não está a dizer coisa com coisa. Bateu com a cabeça em algum lado? Sente alguma dor no peito?
Sente alguma dor no peito!? Sente alguma dor no peito!? Fantástico, mais um caso de retórica versus gramática.
— Ah, mas isso já foi há muito tempo.
— Não foi nada há muito tempo. Pergunte ao Archie.
— Ao Archie? Quem é o Archie?
— O Archie do programa de televisão.
— Então, mas esse não era o Viegas?
— Começo a perder a paciência.
— E depois quem a encontra?
— Olhe, é a Sra. Clara Antunes ao terceiro episódio.
— Isto só pode ser um sonho.
— Não é sonho nenhum. Estamos aqui os dois a falar. Pode beliscar se quiser.
— Beliscar o quê?
— Beliscar o interlocutor. Beliscar o acto de fala, a literatura, o relvado, o que quiser.
— Há qualquer coisa que me escapa.
— Não foi o Sr. que disse que não esteve cá ontem?
— Estou a falar a sério, Groucho. Agora começo a perceber os comentários e alusões desconexas.
— Mas qual desconexas! Quem julga o Sr. que é? Quem lhe pediu diagnósticos?
— Só estava a tentar ajudar, Groucho.
— Venha cá ontem e depois fale comigo.
— Ouviu bem essa frase? E não pergunte qual frase?, que isso não é maneira de resolvermos o assunto.
— Qual assunto?
— Que lentidão, meu Deus. Bem se viu na cabra-cega que não há muito a esperar.
— Na cabra-cega!?
— Sim, Sr. Portela, o ponto de vista da cegueira da cabra.
— Não acredito. Quem me belisca? Quem me belisca? Quem me belisca? [sai a correr desenfreado]