29 junho 2005

Um dia no Casmurro, 2 (que blogro é este?)

No sábado foi uma correria todo o dia, de teclado em teclado e de servidor em servidor. Era vê-los a digitarem, possessos, esconjurando a líbido literária que lhes tolhera os membros durante as meras 3 horas e 48 minutos que a moratória durou. Que animal esfaimado pode andar assim com o cio da letra? E é nestas mãos trucidárias que eu me vejo a ventriloquar e a ler, empalado entre um caderninho de retórica, um dicionário de encher a boca e uma novela de aeroporto e alguidar. Não fossem as águas tépidas das caldas e libertava-me hoje mesmo deste jugo parasitário e exprimista da escritaria instantânea. Acocoro-me e deixo-vos espreitar a caixa do correio pela segunda vez. Onde encontrarem o meu nome, sabei que não sou reponsável pela barafunda. Escusado será dizer que tudo isto vos é revelado em surdina. Aos Casmurros, nem palavra. Chiu!, Chiu!, que ouvi agora mesmo um rumor qualquer ali atrás. Baixem a cabeça, depressa, que eles vão a passar!


De: ABB
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 10:44 AM
Para: Casmurro
Assunto: incontinências da aurora

Caros casmurros:
Proponho que aproveitemos o sábado para dia de reflexão. A brincadeira de ontem marca de certo modo o fim da fase selvagem. A fase das incontinências da aurora, digamos assim. O Sr Silvestre e eu temos exagerado na postagem e se em princípio isso não impede ninguém de postar igualmente, o certo é que se todos andassem ao mesmo ritmo isto seria impossível. Não sei se já não está impossível.

De: SS
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 12:21
Para: Casmurro
Assunto: Contradição performativa
Caros casmurros
Deste lado, confesso, não sem algum embaraço, que já tenho "isto" adicionado aos Favoritos. Significa isto leitura diária obrigatória. Compro o bluff, para salvar o apreciado Groucho, e lanço esta singular bóia de salvação. Vale o que vale, como se pudesse valer outra coisa...

De: FMO
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 12:36
Para: Casmurro
Assunto: RE: incontinências da aurora
Simples: o Sr Baptista e o Sr Silvestre passam a postar ao ritmo dos mortais e a coisa resolve-se por si... Ao trocar ontem umas ideias com o Groucho sobre a especificidade do meio (coisa para continuar), ele próprio se referiu à necessidade de reduzirmos os posts em quantidade e em tamanho. Já deu para ver que cada cavalheiro vai encontrando o seu estilo; e não me parecem estilos incompatíveis, pelo contrário. Talvez possamos tb. aproveitar sempre que possível para reforçar as séries narrativas, temáticas etc.

De: ABB
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 12:51
Para: Casmurro
Assunto: RE: RE: incontinências da aurora
Não me parece tão simples assim. O que o Sr. chama «ritmo dos mortais» é na verdade vários ritmos. E não pode haver ritmo único, uns postam mais outros menos. Tem que ser mesmo assim. Em qualquer caso, tem que haver moderação a partir de agora da parte dos mais frenéticos, e possivelmente mais alguma participação da parte dos mais absentistas. Concordo em absoluto que é preciso reduzir os posts em quantidade e em tamanho. Coisas grandes não funcionam, muitas coisas grandes funcionam muito menos.
Quanto às séries, um ponto importante neste momento é a figura do Groucho. Quem se puser à conversa com ele deve seguir o fio anterior de modo coerente. Se ele vai para as termas, vai para as termas.

De: FMO
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 13:03
Para: Casmurro
Assunto: RE: RE: RE: incontinências da aurora

Admito vários ritmos, mas o que assinalava era o ritmo que o próprio blog pede, independentemente das contingências de cada um. Os mesmos posts num ritmo menos intenso. Isto beneficiaria a exposição dos próprios posts; muitos tinham merecido mais tempo de antena.

De: ABB
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 13:14
Para: Casmurro
Assunto: RE: RE: RE: RE: incontinências da aurora
Não me parece inexorável que os posts mais antigos desapareçam: estão lá, podem ser lidos e acho que muitos os vão lendo ou procurar. Por outro lado, querer dar mais tempo a alguns posts é que pode ir contra a natureza do blogue, que deve ser ágil, actualizado com muita frequência, variado, rico, etc. Se se abre a página e o mesmo post permanece à cabeça muito tempo, o blog esfria. Acho que foi preciso nestas duas primeiras semanas acumular muito material, tornar isto movimentado. Que isso sacrifique algumas prosas, que perecem ou passam despercebidas, é inevitável. O conflito dá-se, aqui como noutros lados, entre a série e a sua velocidade, por um lado, e os átomos de que se compõe, por outro.

De: MP
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 15:40
Para: Casmurro
Assunto: RE: RE: RE: RE: RE: incontinências da aurora

Concordo com o Sr Baptista. E acho também que o frenesi de postar (longos ou curtos) não tem nada de grave... A alternância na extensão dos textos, nos tons e nas séries só torna o Casmurro mais casmurro. Acho que não nos devemos sentir obrigados a publicar a um ritmo constante. Proponho uma divisa paradoxal: ocioso, frenético, errático, epigramático e prolixo (a juntar à do Groucho, pobre coitado). Também acho bem a ideia de continuar as séries a partir do ponto anterior. Pelas minhas contas o número de posts variou entre os 7 e os 15 por dia: é vitalidade a mais, e é assim que deve ser, bute aí.

De: HCM
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 6:06 PM
Para: Casmurro
Assunto: OH...

Só espero que seja brincadeira! Confesso que às vezes o tempo não abunda, o que dificulta a leitura dos posts mais longos, mas é um prazer imenso ler-vos.

De: Groucho
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 18:14
Para: HCM
Assunto: Re: OH...

Prezada H
Encarregam-me os cavalheiros de agradecer a sua mensagem tão simpática e de esclarecer que, com efeito, foi brincadeira, como bem suspeitou. São uns rapazolas, mas não fazem por mal. Atentamente,
Groucho.