29 junho 2005

Um dia no Casmurro, 1 (que blogro é este?)

25 de Junho amanheceu quente e tranquilo. Nada fazia prever o tumulto na redacção. Cheguei por volta das oito, como é meu hábito, e quando abri a caixa do correio saltaram dezenas de mensagens, cabeça de palhaço de ponta e mola. Confesso que não estava preparado, embora o silêncio atroador das 24 horas anteriores devesse ter parecido premonitório mesmo a um áugure surdo e desprovido de dons naturais. Faltou-me o ar. Agora que penso nisso, percebo melhor o abalo que me levou a banhos. O Sr. Oliveira, o Sr. Baptista e o Sr. Silvestre que me perdoem, mas isto não se faz. Nenhuma noite na ópera e nenhum dia nas corridas me poderiam ter preparado para um dia no Casmurro. Com a minha idade, um choque destes. Só o duche escocês me tem aliviado a lombalgia. Rememoro esse dia funesto apenas a bem da psicoterapia, por conselho do Dr. Lumbago, adepto de «emplastros mentais», e para benefício dos queridos leitores, para que conheçam melhor o ambiente de trabalho maníaco-opressivo destes dexistencialistas. Lede, lede, lede, e compadecei-vos do meu destino de sofismador em contrato de leasing acelerado e sem seguro de vida. Começo in medias res, como manda o grande Hor Ácio, mas depois tudo se recompõe e se reordena. Conto com a vossa discrição: tudo isto é escrito em voz baixa e é só para os vossos olhos. A minha sorte está nas vossas mãos.


De: MF
Data: sábado, 25 de Junho de 2005 1:00 AM
Para: Casmurro
Assunto: Encerramento
Caros Casmurros,
terei de concordar convosco que o motivo do encerramento do vosso blog é, de facto, contraditório. É com espanto, denunciando também, talvez, ingenuidade, que descubro que afinal pretendiam ser lidos... E eu que andei a ler-vos à socapa, temendo ser descoberta e considerada intrusa. Afinal, lembro-me de ter lido há já algum tempo que o vosso blog era um espaço reservado... rezava o vosso primeiro post: "o clube dos sete".
Autorizava esta minha interpretação o facto de o blogcasmurro não permitir comentários e de não ter, sequer, um contador de visitas que vos desse conta da adesão do público. Contradições... Mas, se o motivo do encerramento é, de facto, o exposto, talvez devessem rever a vossa posição: há quem vos leia! Vá lá, não sejam casmurros...

De: MP
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 22:13
Para: Casmurro
Assunto: Re: Re: Contradição performativa
Pelos vistos, o Casmurro está em greve de zelo até ao fim do dia. Estive sem aparecer desde ontem e que azáfama pràqui vai. Que frenesim na redacção!!! Eu a foçar todo o dia e estes gajos a dar ao dedo e a pintar a manta... Escreve, não-escreve, lê, não-lê, que drama, que blogro!...

De: OMS
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 21:32
Para: Casmurro
Assunto: Re: Contradição performativa

Na frase que enviou aos casmurros, falta a sequência: «Por essa razão, e contrariando os nossos mais íntimos propósitos, decidimos adiar o fecho deste clube de casmurros para uma ocasião menos próxima».

De: HB
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 21:09
Para: Casmurro
Assunto: Não escrevem mais?

Não escrevem mais? Como assim, não escrevem mais? Publicidade enganosa, hein? Isso não se faz. Estou a coleccionar as lições de retórica do Sr. Groucho e por momentos vi a vida a andar para trás...
E que tal os caderninhos de Poética do Sr.Groucho? Isso é que era, oh se era...

De: IM
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 8:39 PM
Para: Casmurro
Assunto: fiquem!!!
Foram-se mesmo embora??? Mas eu leio... todos os dias...

De: LCC
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 8:29 PM
Para: Casmurro
Assunto: ah, não!
Ah, não! O quê????? Não escrever mais????? Mas acabei de descobrir hoje que vocês existem!!!!

De: ABB
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 6:12 PM
Para: Casmurro
Assunto: Importante!

Atenção, meus caros:
Às 20 horas -- hora de Lisboa, que me desculpem os de Coimbra -- será postado o texto que anuncia que não escrevemos mais. À meia-noite, o Sr. Silvestre postará o contratexto anunciando que afinal escrevemos mais. Atenção, que isto agora é que é importante: nesse intervalo, ninguém posta nada. OK?

De: ABB
Data: sexta-feira, 24 de Junho de 2005 11:20
Para: Casmurro
Assunto: Contradição performativa

Eis a proposta definitiva do nosso último anúncio. A ideia é postar hoje, pelo que se agradece celeridade na reacção interna.
«Descobrimos agora — o espanto denunciando a ingenuidade — que ninguém lê isto. Os poucos que restavam foram-se embora ontem: demasiado idiossincrático, segundo uns; muito pouco sério, segundo outros; que levavam mais tempo a ler que nós a escrever, diziam todos. Já que assim é, não escrevemos mais. Ainda hão-de querer e não ter, seus ingratos.
Os Casmurros»