20 janeiro 2006

«Dicionário de Soundbytes», por Groucho















Jardim, Alberto João: 1. Líder político na reforma. 2. Shaka Zulu (no Carnaval). 3. Dizer, em estilo Pacheco Pereira: «Vocês não têm é sentido de humor…».

João Paulo II: 1. Deu cabo do império soviético, com duas ou três visitas e meia dúzia de missas campais na Polónia. 2. Contrariando o devir do mundo, foi esquerdista em matéria social e conservador em matéria de costumes (divórcio, sexo, preservativos, aborto, homossexualidade). 3. Globetrotter e terrível poliglota, introduziu nos curricula dos seminários cadeiras obrigatórias de turismo, tradução e comunicação televisiva, em detrimento do latim, grego e aramaico, hoje menos pertinentes. 4. A juventude adorava-o e criou para ela grandes encontros de jovens cristãos de todo o mundo, baptizados pelos média «Woodstocks religiosos», nos quais o uso dos preservativos foi sempre rigorosamente proibido (já no que toca aos charros, e a bem do espírito de Woodstock, tem havido outra tolerância). 5. A indústria dos preservativos, aliás, não gostava nada dele. Isso não impede que se encontrem no mercado preservativos com a sua vera efígie. 6. Já a do multimédia adorava-o, pois teve até discos nos top’s. 6. Aguarda-se com impaciência o DVD de carreira, que incluirá vídeoclips de todas as grandes viagens e peregrinações, com destaque obrigatório para Fátima. Anuncia-se footage inédito de conversas suas com Gorbatchov, Suharto, Clinton, Bush, Santana Lopes e a Irmã Lúcia.

JL: 1. Está para durar, tanto mais que não lhe faltam apoios (da Gulbenkian, do Ministério da Educação, do Instituto Camões, you name it), em virtude dos altos serviços que vem prestando à cultura portuguesa. 2. Com tantos apoios, consegue ser o jornal mais caro do mundo – embora, e as verdades são para serem ditas, seja um dos mais estimulantes. 3. Ainda lá hão-de ter o Pedro Mexia como cronista, quando ele assentar.