«Dicionário de Soundbytes», por Groucho
Identidade: 1. Todos temos uma e, na maioria dos casos, mais do que uma. Ex.: português, europeu, macho (hetero ou homossexual), solteiro, casado ou divorciado, licenciado em Direito em Coimbra ou em Comunicação na Nova ou em Gestão na Católica, leitor de Eduardo Prado Coelho ou de João César das Neves, apoiante de Cavaco Silva ou de Manuel Alegre para a presidência, etc. 2. Segundo certos teóricos, todos estamos reféns delas. 3. Há outros teóricos que dizem que nem tanto, pois nem sempre uma mãe possessiva dá um filho gay. Depende das mães (e dos filhos). 4. Uma das mais florescentes indústrias da actualidade, rentabilizada em secretarias de Estado, colóquios, slogans, desfiles, t-shirts e mesmo preservativos.
Ideologia: 1. Acto de produzir esforçadamente ideias. 2. Conjunto de ideias gerais, nem boas nem más, antes pelo contrário, sobre tudo e o oposto disso. 3. Versão moderna e secular do espírito santo, pois, como ele, está em toda a parte. 4. Antigamente, havia políticos que a usavam e abusavam mas agora deixaram-se disso, pois é bem mais importante saber fazer contas. 5. Só persiste nos extremos do quadrante político-partidário (BE e CDS-PP), naqueles raros que a acham mais afrodisíaca do que o poder. 6. Pertence, por definição, aos outros, os preconceituosos.
Iliteracia: 1. Propriedade daqueles que, mesmo depois de passarem pela escola, não conseguem ler um horário de comboios, o que é uma grave lacuna ontoteleológica (nesse caso, o melhor é ir de autocarro). 2. Não é bem a mesma coisa que «analfabetismo» (quando se pretender usar o termo, junte-se «funcional»), mas anda lá perto, embora fique mais caro, já que quase sempre pressupõe permanência longa na escola.
<< Home