01 setembro 2005

Reunião de condomínio (rentrée, muito ordinária)

MP — Não sei se noto alguma insatisfação, mas quero lembrar-vos que de qualquer modo teríamos que fazer esta reunião… estamos em Setembro, meus caros, acabou o recreio. Não há nenhum assunto, por isso ainda bem que surgiu este pedido do Groucho, que aliás pediu também que a Clara estivesse presente. Mas ela avisou que já tinha planos, não podia vir. Groucho, diga então…
G — Agradeço, Sr. Portela. É que queria fazer uma proposta para animar o Casmurro…
ABB (intrigado) — O que o leva a pensar que precisamos de animação?
OMS (faceto) — Pois, Deus nos livre de ter animação…
FMO (ríspido)— Deixem ouvir! eu quero animação…
G — Bom, a ideia surgiu-me com a leitura duma notícia…
GR (rindo muito)— Cool, o menino Groucho já lê notícias!
G (tentando manter a compostura) — … uma notícia, sim. A respeito do prémio Penguim/Orange de Clubes de Leitura, não sei se algum dos cavalheiros conhece…
MP — Eu conheço.
LQ — Eu também.
G — Bom, o prémio existe há cinco anos. O clube de leitura vencedor ganha um fim-de-semana em Edimburgo. Pois o último prémio foi ganho pelo Clube de Leitura da penitenciária de High Brown, que não é uma cadeia de segurança máxima, mas anda perto. Já vêem o problema…
(Silêncio.)
G — Os organizadores deram voltas à cabeça para encontrarem substituição para o prémio regular, já que não podiam levar uns quantos criminosos a Edimburgo. Acabaram por levar à cadeia um escritor, Nick Hornby, para discutir com eles o seu livro A Long Way Down.
MP — Caramba…! E como reagiram os presos?
G — Um deles, quando os organizadores pediram uma frase em que expressassem a satisfação pelo prémio, deu esta: «Estamos muito contentes. Trocámos dois dias de sexo e drogas em Edimburgo por uma conversa sobre suicídio com Nick Hornby.»
(Risos.)
PS — Mas qual é então a sua proposta, Groucho? Não quer organizar visitas a cadeias, pois não?
GR — Se calhar quer mandar-nos prender…
(Risos. Frouxos, mas risos.)
G — A minha proposta é simples: formarmos aqui um Clube de Leitura, o Clube de Leitura Casmurro. Ofereço-me para secretário. Que tal?

(Silêncio absoluto.)