18 setembro 2005

«Dicionário de Soundbytes», por Groucho

Humanas, Ciências: 1. São «moles», por oposição às lógico-matemáticas, que são «duras». 2. «Honni soit qui mal y pense!». 3. Para alguns são uma contradição nos termos (um oxímoro), por razões óbvias mas que levam tempo a explicar. 4. Os cientistas humanos, contudo, defendem que sem elas a Humanidade ficará mais pobre e amputada daquilo que mais profundamente a define. 5. Quanto àquilo que «mais profundamente define» a Humanidade, é coisa também óbvia mas que leva tempo a explicar.

Humanismo: 1. Para uma certa acepção, convém saber latim (e, idealmente, grego). 2. Para uma outra, é fundamental ter uma biblioteca. É, pois, duvidoso que Cristo fosse um humanista. 3. Para uma outra, ainda, o paradigma a seguir é a Madre Teresa de Calcutá (ou Catalina Pestana). 4. Também tem os seus paradigmas negativos. Por exemplo, José Mourinho (v.). Ou Herman José (v.). Ou Cavaco Silva.

Hussein, Saddam: 1. Uma vítima das maquinações imperialistas da administração neo-conservadora de Bush. 2. Enterrou as Armas de Destruição Maciça tão bem e tão fundo que ninguém as consegue encontrar. Mas é uma questão de tempo. 3. A História há-de fazer-lhe justiça, se o tribunal não o fizer entretanto. 4. A verdade é que no tempo dele as mulheres iraquianas não eram obrigadas a usar lenços ou véus e agora estão a um passo da burka. 5. «Tremendo bunker, aquele onde o encontraram! Nem o mais demoníaco dos vilões do 007 conseguia congeminar uma coisa tão High Tech!» 6. Rebobinar, e fruir como se se tratasse da cerimónia dos Óscares: «Ladies and gentlemen, we got him!»