09 setembro 2005

«Dicionário de Soundbytes», por Groucho

Gravidez, Interrupção Voluntária da: 1. Perífrase que se pode usar por inteiro ou então, mais para iniciados, IVG (não confundir com IVA). 2. Usa-se no Parlamento Europeu, nos parlamentos nacionais e em debates de políticos na TV (Jorge Coelho, por exemplo). 3. A direita prefere dizer «aborto» (v.), abrindo sardonicamente as vogais. 4. A esquerda mais operária (a da CDU, com Odete Santos (v.) à cabeça) também não tem muita paciência para a perífrase, preferindo aborto e derivados: abortadeira, por exemplo. 5. O Bloco de Esquerda (v.) oscila entre IVG e aborto. 6. O falhanço da expressão no seu projecto de higienização de «aborto» mostra bem como os princípios da economia e da ausência de pudor governam a linguagem.

Grunge: 1. Belos tempos em que não era preciso passar as camisas, sobretudo as de flanela! 2. Pode soar a luta de gatos, mas é música grunge. 3. Um apelo irredentista à depressão pela depressão. 4. «A culpa foi da Courtney Love, essa galdéria, que o moço até era bom moço.»

Guantánamo: 1. O equivalente americano da estância turística de Varadero, em Cuba. 2. Que se saiba, os talibans e outros membros da Al Qaeda que lá se encontram não se queixam.