«Dicionário de Soundbytes», por Groucho
Feto: 1. Vem depois do embrião, em idade e tamanho, o que significa que já sobreviveu à iminência da pílula do dia seguinte. 2. Do ponto de vista ético, dá também dores de cabeça bem maiores do que os embriões. 3. Há quem defenda que devem ser as mulheres a decidir sobre a sua sorte, uma vez que é no corpo delas que se desenvolve. 4. Há quem defenda que deve ser o casal a decidir, já que é obra comum. 5. Há quem defenda que deve ser a sociedade a decidir, por meio de leis, já que o feto é um proto-cidadão (se não mesmo já um cidadão de corpo inteiro, se é possível dizê-lo assim). 6. Há, enfim, quem defenda que só cabe a Deus decidir (ou a Conferência Episcopal, enquanto seu representante terreno), pois todas as criaturas vivas são obra sua. 7. É para sanar estas divergências que se fazem referendos (v.), as vezes que for preciso.
Figo: 1. «First you take Barcelona, then Madrid». 2. Foi preciso um brasileiro com nome de sambista gabarolas (Vanderlei Luxemburgo: dá para acreditar?), para pôr fim, por inveja, à última saga nacional na Europa e no mundo. Ou seja: «Do Brasil, nem bom vento nem bom casamento». 3. Despediu-se da selecção, com comunicado e tudo, mas já regressou. Para o ano despede-se de novo e de vez. O que vale é que há o Cristiano Ronaldo (v.).
Filosofia: 1. Os empresários gostam muito de falar da deles. 2. Os políticos também. 3. Os treinadores de futebol, então, não falam de outra coisa, com especial destaque para Jaime Pacheco («Do pescoço pra baixo, é tudo canela!»). 4. Na universidade não se falava tanto dela como se devia, mas a situação está a alterar-se, em grande medida por causa da implementação (v.) do Protocolo de Bolonha (v.).
Filhos: 1. Em princípio, as tarefas, os cuidados são para partilhar, mas elas não deixam. Não são generosas, não gostam da partilha. Por isso, são elas que os deitam, que os acordam, que os levam à escola, que pensam no que vão comer, no que vão vestir, nas inscrições na escola; são elas que vão falar com os directores de turma, etc. 2. Claro que eles queriam fazer tudo isto, mas, nunca é demais insistir, elas não deixam.
Flexibilidade: Propriedade muito desejável nas mulheres e nas empresas.
FMI: 1. Título de uma velha e longa canção (mais berrada do que cantada) de José Mário Branco. 2. Organização internacional que apoia monetariamente, a fundo perdido, os países em vias de desenvolvimento. 3. Significa «Fode o Mundo Inteiro», segundo os Barrako27.
<< Home