«Dicionário de Soundbytes», por Groucho
Diferença: 1. Os machistas, mesmo os anglófonos, gostam muito de dizer «Vive la différence!». 2. «De facto, seja qual for o ângulo pelo qual as consideremos, as mulheres são diferentes dos homens». 3. Por um lado, é fundamental enfatizar as diferenças; por outro, é fundamental recensear aquilo que nos torna iguais apesar das diferenças. 4. Depende muito do contexto. Exemplo 1: «A diferença entre Filipe Vieira e Dias da Cunha é que o primeiro enriqueceu a vender pneus e o segundo a vender carros». Exemplo 2: «Em termos de posição quanto a Pinto da Costa, a diferença entre Filipe Vieira e Dias da Cunha é escassa».
Différance: 1. Erro ortográfico muito frequente em Derrida. 2. Refere-se àquelas diferenças imperceptíveis que moem mas nada trazem de diferente. 3. É coisa que quase só existe em França.
Dinheiro: 1. Nunca é bastante, e Belmiro de Azevedo que o diga. 2. Os protestantes gostam mais dele do que os católicos. 3. Os judeus gostam ainda mais dele do que os protestantes. 4. O de plástico tem a vantagem de não se confinar ao montante da conta bancária.
Diplomacia: 1. Actividade fundamental para a prevenção de conflitos internacionais. 2. Consegue produzir belos acordos de paz antes e depois das guerras.
Diplomatas: Senhores engravatados e sempre sorridentes, mesmo que um esteja a dizer ao outro que o céu lhe vai cair em cima da cabeça.
<< Home