«Dicionário de Soundbytes», por Groucho
Deputados: 1. A maior parte deles vem do pára-quedismo. 2. Reformavam-se mal chegavam ao Parlamento (v.), mas Sócrates (v.) deu-lhes cabo da mama. 3. Não há um que se aproveite, à excepção de Francisco Louçã (v.) e Emanuel Topa.
Derrida, Jacques: 1. Famoso filósofo francês que dizia que a linguagem não tem nada a ver com as coisas e que o mundo é feito de papel timbrado. 2. Criador da desconstrução (v.), defendia que aquilo que dizemos oralmente já foi antes escrito. 3. Dizia que a diferença entre verdade e mentira é indiferente. 4. Estranhamente, para quem defendia tais posições, dizia acreditar na justiça (v.). 5. Um dos chefes de fila do relativismo (v.) contemporâneo. 6. Era meio-judeu, retornado da Argélia e tinha uma avó portuguesa.
Descartes: Enganou-se.
Desconstrução: 1. Método filosófico criado por Jacques Derrida (v.) segundo o qual os binarismos – Portugal/Espanha, António José Saraiva/José António Saraiva (v.), FCPorto (v.) /Benfica (v.), Alberto João Jardim (v.)/cubanos (v.), prostituição/alterne (v.), etc. - são ilusões que devem ser desmascaradas sem piedade. 2. Desconstruir não é destruir, embora, como se aprende na construção civil, destruir implique desconstruir. 3. O que os americanos estão a fazer no Iraque (v.), em relação ao regime de Saddam (v.).
<< Home