19 julho 2005

«Dicionário de Soundbytes», por Groucho

Corrupção: 1. Não havia, até à chegada de Maria José Morgado. 2. Exagera-se bastante o seu alcance na sociedade portuguesa.

Corruptos: 1. Dizem que os há no futebol e na política autárquica mas ainda falta fazer prova disso. 2. Não esquecer a presunção de inocência.

Costa, Jorge Nuno Pinto da: 1. Por antonomásia, «o Papa». 2. Diz Nobre e Régio como ninguém. 3. É (ou era?) tudo inveja por causa da Carolina. 4. Resgatou o orgulho ferido do povo do Porto e do Norte. 4. Senhor de um fino sentido de humor. 5. Dizer, com fervor: «Naquele homem, até os defeitos são virtudes». 6. Não esquecer a presunção de inocência.

Cota: 1. Aplicava-se às vestimentas que se usavam sobre as armaduras dos cavaleiros, às curvas de nível, aos mercados e às contribuições. 2. Hoje em dia aplica-se, no crioulo lisboeta, a pais, professores e toda a gente com mais de 20 anos.

Coutinho, João Pereira: 1. Muito penteadinho, muito falinhas mansas, mas no fundo, no fundo, um predador. 2. Lembra o jovem Portas (v.) em versão dandy (mais lida e mais bem escrita). 3. Sabe muito de Derrida (v.).