12 junho 2005

Rules for Critical Trading

Este blogue visa sobretudo questões literárias, culturais, intelectuais. Política, em princípio, só «cultural» em sentido muito lato. Blogues sobre política é o que mais há e acresce, além disso, que nestes tempos de infra-política o real (o dela e o outro) desapetece, ou só apetece quando muito mediado por isso a que chamamos escrita, arte, pensamento crítico. A nossa política será essa.
Não significa isto, porém, que soframos de abstinência ou que pratiquemos a retórica e política da ressalva. Sempre que sentirmos a necessidade de chamar as coisas pelos nomes, fá-lo-emos sem hesitação. Partilhamos contudo o princípio de que a confusão entre a crítica e o ataque ou o insulto é típica de subculturas intelectuais.
Finalmente, uma nota fundamental: este blogue destina-se a dar voz e a dignificar o discurso crítico, numa altura em que a crítica praticamente desapareceu do espaço público - ou foi substituída, justamente nos blogues, por «opiniões» mais ou menos gratuitas. Lembremos, a este respeito, aquela personagem de Abelaira que afirmava, muito kantianamente: «Todos os cretinos têm opiniões». Não abundaremos em opiniões, por isso que preferiremos a crítica e o juízo. Se parecer arrogância, pois que pareça. Antes a arrogância da crítica que a do cretinismo opinativo.