Diálogo imaginário entre Groucho e Dias da Cunha, em mais uma noite de insónias
- Mas, Sr. Presidente, o Ricardo vai-se embora? Imbatível, a jogar com os pés…
- Sabe, Groucho… Eu não vou em mediatismos fáceis… O Sporting não entra em loucuras… A ética e a boa contabilidade, antes de mais… Depois, há a formação… Há Alcochete… Eu disse-o no Manifesto… Fui eu quem o escreveu, sabe? Está bem escrito, modéstia à parte… As coisas estão bem claras…
- E o Pedro Barbosa, Sr. Presidente, despedido daquela maneira?
- Ó Groucho, você conhece-me… Os clubes não vivem de símbolos… Seriedade e contas claras… A ética, Groucho, a ética… Depois, veja, o Benfica levado ao colo… A APAF a atacar-me… O Luís Guilherme… Eu já avisei o novo Secretário de Estado do Desporto… O sistema… Ainda no outro dia falava disto em Moçambique aos sportinguistas… Há lá muitos, sabe?
- E o Enakarhire, Sr. Presidente? Jogador excepcional, a valorizar, vai-se vender já?
- Francamente, Groucho… Num clube como o Sporting não há insubstituíveis… Virá outro, do Leiria, do Oriental, do Torreense, da formação… Ainda no outro dia o Filipe Vieira concordava comigo… Homem sério, Groucho, coisa rara no futebol… O Benfica foi levado ao colo, ai se foi, mas ele não tem nada a ver com isso… Punha a cabeça no cepo… Deixe-me só concluir… Se ler o Manifesto… O pior são os penaltis que nos roubam... Como aquele, incrível, contra o Olhanense...
- O Olhanense, Presidente?
- Não me vai dizer que não foi, Groucho?! Do tamanho do Alvalade XXI!
- Não seria o Belenenses, Presidente?
- Ou isso, ou isso...
- Mas ó Presidente, e o Liedson? O nosso goleador, Presidente? Por que razão não lhe renovaram o contrato em Janeiro, quando era tempo?
- Groucho, Groucho… Liedson, Jardel, todos passam.. Os jogadores são pormenores... O Sporting tem de ser mais forte do que isso… Há a formação, há Alcochete… Viu esta última aquisição do Pinto da Costa? Um tipo de 17 anos, um dinheirão!... Ninguém paga impostos, só nós… O Porto está falido há anos… Contabilidade criativa… Valeu-lhes o Mourinho… Depois, os árbitros sempre a roubar-nos… Mas o Peseiro fica, isso garanto-lhe… No Sporting, os jogadores vão mas os treinadores permanecem… Somos um clube de princípios…
- O Peseiro, Sr. Presidente? Aquele jogo na Luz, com o campeonato nas unhas… O Barbosa a jogar os 90 minutos da Taça UEFA…
- Homem sério, Groucho, homem sério… Um pedagogo… O perfil ideal para treinar o Sporting… Não fossem os árbitros… Aquele Luís Guilherme… O sistema, claro, o Boavista, o Porto, o Benfica… Ainda no outro dia lamentei isto tudo ao jantar com o Filipe Vieira… Está de acordo comigo em tudo, é impressionante… Com o Manifesto e nós os dois sempre aliados, o futebol vai dar uma volta… E há Alcochete, que vai ser o nosso futuro… Daqui a 3 anos, a nossa equipa vai ser só formação mais o Liedson…
- Então sempre fica, Presidente?
- Quem, Groucho?
- O Liedson.
- Ele ou outro, Groucho, avançados há muitos… No Sporting a equipa vem sempre antes dos jogadores e o clube antes da equipa... Isso são pormenores… Então no Brasil, aquilo é um fartar vilanagem de goleadores…
- Dizem que o Benfica anda atrás dele… Aquele Veiga já em tempos quis levar para lá o Jardel, lembra-se?
- É tudo boato e do mais miserável, já mo garantiu o Luís Filipe… Estamos a caminho… Ainda vai levar algum tempo mas chegamos lá… Com Alcochete, o Manifesto, os árbitros na ordem, ainda lá vamos… Ainda há pouco o disse na TV… Mas a TV só quer soundbytes, não raciocínios elaborados e que façam pensar… Ninguém quer ver o que está à frente dos olhos… Ninguém quer pensar… Ninguém quer ouvir uma frase devidamente construída... Mas vamos lá… Contabilidade séria, tranquilidade, nada de falsas promessas, o Manifesto, a formação… Temos é de ver se vendemos o Moutinho.. Com o Peseiro, claro… Sempre com o Peseiro…
- Se o Sr. Presidente o diz…
<< Home