20 junho 2005

«Dicionário de Soundbytes», por Groucho

Antifundacionalismo: 1. Filosofia americana associada a Richard Rorty (v.), consiste na tese de que não há fundamentos últimos para nada: verdade, moral, vida familiar ou religiosa. 2. Manuel Maria Carrilho (v.) é a favor, João Carlos Espada (v.) é contra.

Antunes, António Lobo: 1. O maior escritor português, segundo os franceses. 2. Não se percebe como não lhe deram o Nobel e o deram antes a Saramago (v.).

Anything goes: 1. Título de uma canção de Cole Porter depois transformado num lema de charlatães. 2. Significa o mesmo que pós-modernismo (v.). 3. Bandalheira.

Árabes: 1. É óbvio que há um choque civilizacional entre o Ocidente e o mundo árabe. Dizer, a este respeito: «Não tiveram um Iluminismo, é o que é.» 2. Têm coisas boas, como o harém ou as tâmaras. 3. A situação das mulheres é de verdadeiro obscurantismo (vide a burka). 4. Não serão todos terroristas (v.), mas andam lá perto.

Arafat, Yasser: 1 Um avozinho, com um lenço aos quadrados na cabeça, e as mãos e o beiço a tremelicar. 2. Líder de um bando de terroristas, casado com uma loura anafada e de gostos caros. 3. Se foi a Mossad que o liquidou, não se perdeu nada. 4. O seu funeral foi uma manifestação de histerismo de massas. 5. Juntamente com Gainsbourg, um dos responsáveis históricos pela criação do look desleixado, sobretudo no tocante à barba. 6. Mário Soares foi uma vez almoçar com ele a Beirute.

Área protegida: 1. Consequências do fundamentalismo (v.) verde. 2. Nada que um decreto governamental, aprovado nos últimos dias de vigência de um governo, não resolva.

Arquitectos: 1. Gostam de citar Derrida (v.) e usar a palavra «desconstrução» (v.) a propósito de paredes tortas e escadas sem corrimão. 2. Andam sempre às turras com os engenheiros. 3 Gostam de dizer que gostam de poesia. 4. Não gostam nada de telhados. 5. Acham muito bem as casas tipo maison.