O enumerador*
Chegaram-me queixas: que o ritmo de divulgação dos Caderninhos de Retórica do Groucho é desordenado. Não há melhor maneira, visto que publicados à socapa. Alguns pediram uma pausa de síntese, no modo de orientação para o seguimento. Para esses há maneira. Aqui fica.
A) Já apareceram, por esta ordem: o paronomásio; o metonímico; o sinedóquico; o antonomásio; o António Másio; a fábula; o litótico defronta o hiperbólico; o zeugmático; o anacolutoso; o quiasmático; o hiperbatoso; o solecismo; arte da frase; parte da frase; da arte, a frase; o elíptico e a aposiopese (ambos em segundas núpcias); o personificador inconsequente; o hipaligimaginoso; o pedreiro livre-associador; o examinador inexorável; o literalista; o braquilógico; o apostrófico; o preteridor; o enumerador.
B) Irão aparecer, estes ou outros, por esta ou por outra ordem: o hipotipótico; o contrepeterie; o alegorista; o similoso; o tripleto; o catacrético; o tri-partido; o calembourista diabólico; o calembourista detective; o calembourista canónico; o calembourista todo curto; o burlesco; o pedreiro livre-associador (modalidade insulsa); o anadiploso; o amplificador; o ironista; o pedreiro livre-associador (modalidade redundante); o sequitur, ora essa; etc.
Atenção: não haverá reedições. As folhinhas voam.
*De Caderninhos de Retórica do Groucho, fl. avulsa.
<< Home